Benedita: Black IPA ou American Stout ?



Benedita: Black IPA ou American Stout ?  



                                          Benedita na linha de produção da cervejaria Invicta




O mercado cuiabano de cervejas especiais foi sacudido no mês de fevereiro com o lançamento da Benedita Furrundu Stout. A dupla de cervejeiros Anselmo e Rodrigo realizaram o sonho da maioria dos cervejeiros caseiros; ver a sua receita de cerveja de panela sendo produzida em uma cervejaria, a parceria veio com a cervejaria Invicta de Ribeirão Preto (a mesma que produz a 1000 IBU). Desde a sua chegada ao nosso mercado ela provocou diversas reações nos consumidores, muitos se surpreenderam em saber que a cerveja é escura, os mais experientes na arte de degustar boas cervejas são unanimes em afirmar que a cerveja é muito boa e que dentro do estilo proposto ela é excelente. E falando em estilo o objetivo deste post e ajudar a esclarecer algumas dúvidas que foram geradas acerca do estilo da Benedita. A cerveja é uma American Stout  e é nessa categoria que ele irá competir no Festival Brasileiro da Cerveja em março, mas muitos apreciadores chegaram a dizer que ela estava mais para uma Black IPA.  Afinal a Benedita é uma Black IPA ?

Para respondermos essa pergunta vamos primeiro entender os dois estilos citados;

                   American Stout: Sabemos que os americanos adoram colocar uma boa dose de lúpulo em suas cervejas, estilos criados por britânicos, alemães e belgas tem suas versões americanas com uma carga de lúpulo maior. O clássico exemplo são os comparativos entre as English IPA e as American IPA, as cervejas do estilo American IPA são sensivelmente mais lupuladas que as versões inglesas. Basicamente uma American Stout é uma Foreign Extra Stout (Uma Stout mais forte em corpo e tosta que os ingleses produziram visando o chamado “mercado tropical” ) com notas  de café, torrado e lúpulo  muito mais intensos.

      Black IPA ou Cascadian Dark Ale : Esse estilo nasceu no norte do EUA, mais precisamente na região de Cascadia (divisa do EUA com o Canadá), os cervejeiros da região foram os primeiros a produzir uma cerveja escura e com todo perfil sensorial de uma IPA, eles a apresentaram no Great American Beer Festival (GABF) e logo foi criado uma categoria pela Brewer´s Association (BA) com o nome de American Style India Black Ale. O que torna a Black IPA diferente de uma IPA normal, evidentemente além da sua cor, é que ao utilizar maltes escuros não torrados as Black IPA proporcionam uma cerveja com uma textura mais suave, menos adstringente e levemente mais seca, segundo os produtores de Cascadia uma Black IPA ideal é aquela que ao degusta- lá de olhos fechados você seria incapaz de dizer se utilizaram maltes escuros.

Analisando sensorialmente a nossa Benedita notamos que ela tem aromas de café, tosta, caramelo e nota de lúpulo, no palato confirma-se as impressões dos aromas, mas com maiores intensidades de tosta e principalmente de lúpulo. Segundo o rótulo ela possui 93 de IBU( apesar de não ser perceptível essa intensidade de amargor) um pouco acima do recomendado pelos guias de classificação de cervejas; no BJCP o limite máximo é de 75 IBU e no BA 60 IBU.


 Para ilustrar melhor,temos um gráfico comparativo entre os estilos e a Benedita;





Percebe-se que o fator determinante para a classificação da Benedita é a intensidade da torrefação dos maltes, ela possui os parâmetros do estilo American Stout e assim não pode ser considerada uma Black IPA, o que levou muitos degustadores a cogitarem essa possibilidade foi a intensidade de amargor que supera até mesmo os parâmetros estabelecidos para o estilo. As questões dos parâmetros são importantes para tentar organizar e orientar produtores e consumidores, mas várias cervejarias não se preocupam tanto com essa parametrização e isso se aplica a Benedita que se preocupou mais com o conjunto e com a proposta do que com os parâmetros estabelecidos pelos guias.

O conjunto final é uma American Stout com uma intensidade de amargor um pouco maior do que o estilo recomenda, mas com um conjunto muito bom, uma bela cerveja que representa como o mercado de cervejas especiais e o paladar dos consumidores evoluiu nos últimos anos em Cuiabá. 





Comentários

  1. Excelente texto. Boa comparação entre os estilos e principalmente a autonomia dos produtores em fazer uma cerveja muito boa sem se preocupar com as classificações.
    Entendo que nesse caso seja para o bem sensorial da cerveja, onde trouxe uma carga de lúpulo maior que o esperado pra cerveja. Particularmente eu gostei muito, e com certeza tomarei frequentemente...
    Abraço ao Rodrigo, Anselmo e Elvio! O mercado de cervejas em Cuiabá agradece o trabalho de todos os envolvidos com a chegada da Benedita por essas terras.

    ResponderExcluir
  2. Pelo aroma, sabor, e IBU de 93 acho está mais para uma Russian Imperial Stout

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas